Imagem capa - Lista de Convidados: 5 Dicas Para Não Errar Na Escolha por Singular 8
Experiência PrópriaConvidadosCasamentosDicas

Lista de Convidados: 5 Dicas Para Não Errar Na Escolha

Aaaaaah que sufoco da vida é fazer a lista de convidados do casamento!


Lista de convidados é o primeiro dos muitos tormentos que temos que enfrentar na caminhada rumo ao altar! 

A partir da santa Lista vem todas as outras coisas. É sobre ela que todos os fornecedores falam. É dela que a mãe, a sogra e os que não serão convidados querem saber!

Fato é que a escolha das pessoas especiais e nem tão especiais, que farão parte da sua lista de convidados precisa ser feita, então vamos encará-la e que a força esteja com você!

Você pode aderir alguns critérios para facilitar a escolha das pessoas que estarão com você no grande dia. O Google traz pra gente vários gráficos de como fazer a lista de convidados. Eu vou te contar os critérios que adotei para fazer a minha lista!


Foto: Singular8


1. O primeiro deles, foi colocar na minha cabeça, na cabeça do Guga, dos meus pais e na cabeça dos sogros que Casamento não é momento de reencontro! 

Acontece que a gente tem uma mania triste de querer marcar algo com a turma da escola, do curso, da facul, da antiga vizinhança e nunca marca. Aí o seu psicológico acha, não sei por qual motivo, que o momento pra esse encontrão acontecer é justo no casamento, e não é minha cara amiga, não é! 

Se você não viu as pessoas no último ano, talvez elas não devam estar na sua lista de convidados!


2. Afinidades! Sim, sempre tem aquele povo que nossos pais acreditam que porque viram a gente nascer e crescer devem estar na lista. Desculpe pais, mas não devem não! 

Por mais que seja muito amor e muitas dessas pessoas que acompanharam sua adolescência se sentirão lisonjeadas com o convite, o buffet ainda cobra por cabeça e não recebe amor como pagamento. O que você pode fazer pra não deixar seus pais e os sogros de cara, é dar alguns convites para eles convidarem essas pessoas. 

Levando sempre em consideração que você e seu noivo devem estar de comum acordo com isso e de acordo com quem eles convidarão.


3. A galera do serviço, chamar ou não chamar? Eu convidei geral! Gostava do povo e, EU QUERIA PRESENTES, assumo, me julguem! Não foi todo mundo e eu sabia que alguns não iriam. Os que foram agradeci imensamente e fiquei extremamente feliz com a presença deles! 

Aqui cabe o bom senso! Eu falo pelos cotovelos, a empresa (na época eu não era fotógrafa integral) inteira sabia que eu ia casar, seria até chato da minha parte não incluí-los na lista de convidados. Se você não pretende convidar geral, procure não tocar muito no assunto. Se pretende convidar algumas pessoas, meça o grau de importância que elas tem na sua vida, se são pessoas que te convidariam para alguma coisa, se são seus amigos fora da empresa, se vocês são íntimos o suficiente...


Fotos: Singular8


A premissa vale também pra galera da faculdade. São importantes ao ponto de viver com você um dos dias mais felizes e marcantes da sua história? Você não se imagina casando sem eles pra comemorar junto com você? Vai na fé e convida sem medo! Se não for bem por aí, evite tocar no assunto e dar detalhes do seu casamento. Isso vai evitar alguns constrangimentos e ainda vai evitar a perigosa pergunta: Você vai me convidar neh!?


4. Minha família é enorme, a sua também? Minha mãe tem muitos irmãos, com muitos filhos, que tem filhos e os filhos já namoram e meu pai idem! Logo, foi impossível convidar a família inteirinha... Convidei boa parte e aproveito para me desculpar com os demais rsrsrs Voltamos ao bom senso. Quem são os familiares mais próximos? Qual é o tio que você passava as férias e tem um carinho enorme? Quem são as primas que mais parecem suas irmãs? Tem que colocar na balança, infelizmente na balança racional, porque se colocar na emocional a lista chega a 1k fácil!


5. Por fim, reflita sobre quem são as pessoas que JAMAIS poderiam deixar de fazer parte da lista de convidados, que vocês não imaginam de jeito nenhum viver esse momento sem elas, que são as melhores pessoas que vocês respeitam, as pessoas que vocês amam estar juntos e que já passaram bons e valiosos momentos! 

Estas são as que merecem estar na lista e farão total diferença na vida e na lembrança de vocês!



Eu tentei seguir tudo isso rsrsrsrs Confesso que ainda assim tive uma lista extensa!


Então força e foco pra vocês e me contem o que deu certo, ou não!



Beijo, até o próximo post!