Convidados: 4 Razões para você NÃO cumprimentar os seus no casamento!

5581
6min de leitura

Você não deve cumprimentar seus convidados no casamento, e eu vou explicar porquê!

É uma polêmica dos casamentos! Essa dúvida paira na cabeça das noivas e pira a cabeça dos pais!

Cumprimentar os convidados um por um, de mesa em mesa... Sim ou Não, por que, pra que?

Porque isso pira a cabeça dos nossos pais? Dentre um dos motivos está o fato de que lá terão pessoas que talvez você nem conheça, não convive há anos, mas que estão dentro da cota de convites que você disponibilizou para eles. Obviamente, eles não querem que os filhos sejam vistos como mal educados ou antipáticos.

Concordo com eles absolutamente nisso e sei que você também não quer ser vista assim, certo!?

Mas, somos da geração high tech, Y, mais despojados por natureza e Facebook.

Quantas pessoas você tem no Facebook que quando vê na rua não para para bater papo? Só dá um “Oi!” e se der? Honestidade aqui hein?!

Mas, vamos as razões que me levaram a escrever sobre esse assunto. É coisa da minha cabeça? É sim amor, como tudo nesse blog! Um pouco, mas acredite, 99% é sobre o que vejo nos casamentos que fotografo, aquele 1% é Mini Wedding (tem no máximo 50 convidados)! E é óbvio que sempre "seu casamento, suas regras!"

Razão 1 => TEMPO a falta dele ou excesso! Acredite ou não, é matemática simples e pura, e olha que sou de humanas!  Você convidou 250 pessoas (e claro, que sabe da regra dos 20% e fechou o buffet para 230!), foram 220 pessoas no total! Você tem, chutando BEM baixo, 22 mesas com 10 pessoas em cada uma. E se você contratou uma boa assessora, ela sabe que o momento de fazer isso é justamente a hora sagrada, da refeição! Então estarão todos sentados - Errado. Sempre tem alguém que não está sentado. Alguém foi no banheiro, no carro, está roubando doce, trocando a fralda... Enfim.

Vamos as contas!

22 mesas, pelo menos 5 minutos cumprimentando as 10 pessoas com beijos e abraços, mais 2 minutos organizando todo mundo para posar pra foto, 1 minuto de 3 cliques na câmera. Gastamos 8 minutos, fazendo o básico. Some a esses 8 minutos, as selfies que as pessoas pedem nesse momento, aos minutinhos perdidos esperando quem não estava na mesa aparecer, as diversas poses que as pessoas podem pedir a mais...  Voltando aos 8 minutos, 22 mesas x 8 minutos em cada = 176 Minutos! Isso em horas, totaliza 2 horas e 56 minutos, ou seja, você vai gastar quase 3 horas da sua festa de 6 horas nos cumprimentos.  

Achou muito? Deixe nos comentários, a sua conta mínima para esse momento, me ajude a ajudar!

Razão 2 => Comer ou não? Eis a questão! Amore, é um fato, você precisa aproveitar para comer na hora que estiver todos comendo, se você for cumprimenta-los na hora de comer, vai comer que horas? "Aaah mas vai dar tempo!" Ok! Eles estavam comendo e você cumprimentando. Eles acabaram de comer e estão indo para a pista, a pista precisa ser aberta por quem? Aí vocês foram abrir a pista! "Enquanto eles dançam a gente come". É uma ótima ideia se você não for do tipo que curte a balada com as amigas, que faz dança especial dos padrinhos e madrinhas. Depois disso ainda tem o sapato, a gravata, jogar o bouquet...

Acho, só acho que vai ficar apertadinho esse tempo!

Razão 3 => Fotos engessadas! 90% das noivas que conheço, que nos procuram e com as quais já conversei, preferem as fotos espontâneas! Agradecemos a Deus todos os dias por isso! Aquelas que a galera está curtindo, mais despojadas, que mostram o momento, contam a história, que não tiram vocês da presença dos convidados e tal. A gente também prefere, acho que 90% dos fotógrafos preferem. A maioria dos meus amigos fotógrafos aconselham as noivas a não cumprimentarem os convidados de mesa em mesa justamente pelo fato de que não dá pra fazer foto espontânea desse momento. Pode rolar? Claro que PODE, mas a probabilidade é menor!

A regra geralmente é: Abraçou, beijou, olha para o fotógrafo. Acabou a espontaneidade neh mores?! =(

Razão 4 => Esquecer alguém! Huummm, isso aqui é BEM delicado! Começar a cumprimentar as mesas é uma tarefa que não pode ficar inacabada, isso gera muito mais chateação do que não cumprimentar nenhuma mesa!Vou relatar uma experiência própria e sem citar nomes, que vai que minha família está lendo isso hahaha! Fomos convidados para o casamento de uma prima, achei ótimo! Rever a família, celebrar, comer... Vai me dizer que você não pensa em comer quando recebe um convite de casamento? Honestidade aqui!

Minha Mamis que mora em Londrina – PR, se desbancou pra SP para irmos ao casamento! Cerimônia rolou, tudo lindo e o fotógrafo sumiu no sítio com os noivos. Demorou DEMAIS, já achei isso o Ó! Comemos, conversa vai e vem, nada dos noivos. Enfim, eles aparecem! Tinham muitas mesas, até chegar a nossa certamente demoraria, mas vimos que ela estava cumprimentando mesa por mesa e esperamos a nossa vez, penso na comida mas sou educada. Já tinham se passado pelo menos 2 horas do fim da cerimônia. As pessoas já estavam satisfeitas com o que o buffet ofereceu, se os noivos não estão presentes as pessoas se levantam e vão embora! Isso começou acontecer e ela ainda tinha que passar a retrospectiva (que não é mais tão legal e pouquíssimas noivas ainda usam). Então, ela parou de cumprimentar as pessoas para passar a retrospectiva. Continuamos esperando nossa vez para cumprimenta-la, até esse momento nem "OI" havíamos dado para eles ainda. Acabou a retrospectiva e achamos que ela continuaria nas mesas, mas foi a hora de passar o sapato, as pessoas estavam indo embora lembram? Enfim, demorou tanto que minha mãe quis ir até ela para tirar uma foto. Quando chegamos perto a fotógrafa foi um pouco grossa e disse: Não, que agora ela... Antes que ela terminasse a frase, falei que minha mãe ia tirar foto sim, que tinha vindo de longe e que a culpa do atraso era da fotógrafa (minha prima não teve assessoria, erro grave, erro rude) por demorar tanto com eles “escondida”! Tiramos a selfie. Assim como eu, outras pessoas também devem ter se chateado com a situação, afinal, se você está cumprimentando todo mundo, então é TODO MUNDO, ou não é ninguém!

Mas Vê, então não vou poder falar com as pessoas da minha festa? Que chato!

Também acho péssimo amiga e o que quero dizer aqui está bem longe disso! Quero que você cumprimente a todos, agradeça a todos e receba esse carinho, acredite, é maravilhoso receber abraços e boas energias. 

Mas você não precisa gastar boa parte do tempo para isso, minha sugestão é:

*Agradeça a todos no microfone, você e seu noivo! É bonito e educado os dois falarem, nem que seja um "concordo com tudo que ela ou ele falou". Ressalte para as pessoas irem até vocês para fazer uma foto na pista de dança se tiver, reforce a ideia de que você quer um abraço e de que seus convidados são extremamente importantes para você! Se não houver pista de dança e você não pretende passar o sapato ou a gravata, você DEVE IR DE MESA EM MESA, abraçar e fotografar com todos!

*Esteja disponível! As pessoas querem chegar perto de você, não seja uma noiva cri cri, que passa a festa toda grudada nas amigas e esquece o restante, isso não é legal! Você e seu noivo precisam ter consciência de que é um dia em que vocês são os protagonistas e os seres humanos amam estar perto de pessoas importantes!

*Aproveite o momento da gravata e do sapato para abraçar forte as pessoas e agradecê-las pela presença! Se não houver esse momento, nem pista de dança, repito que você deve passar de mesa em mesa viu?!

*Anime-se! Você pagou por essas horinhas, elas são preciosas demais para você perdê-las com chateações ou qualquer outra coisa que tire seu foco do que é realmente importante - Celebrar o amor! Um casal animado, deixa qualquer casamento animado, aproveite tudo e todos!

Por fim e não menos importante.

CONTRATE UMA ASSESSORA! Se você tiver que passar nas mesas ela organizará, se você não for passar ela organizará, se você respirar errado ela vai te ajudar! Você pode contar com a Mari Bellucise quiser, ela é ótima! 

Contrate também uma excelente equipe de fotografia que saiba direcionar e não te faça perder tempo! Conte comigo, vou amar estar com você no casamento, clique aqui!

Comente a sua experiência passando ou não nas mesas, com ou sem assessoria... Comenta tudo, quero saber!

Lembrando sempre, "seu casamento, suas regras"! 

O que falo são sobre as percepções que tenho e não é e NUNCA será regra viu?! É apenas sugestivo! 

Beijo pra você e até o próximo post!

27 Jul 2018

Convidados: 4 Razões para você NÃO cumprimentar os seus no casamento!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

10 de Abr de 2020

Fornecedores: 8 Erros que cometi no meu casamento!

30 de Mai de 2017

Noivas: Qual o melhor tipo de chá para o seu perfil? Descubra agora!

22 de Jun de 2017

Ensaio Pré Casamento: 5 mentiras sobre ele que você precisa saber!

Logo do Whatsapp