Imagem capa - Fornecedores : 8 Erros a serem evitados ao contratar seu Fotógrafo por Singular 8
FotografiaDicasNoivas

Fornecedores : 8 Erros a serem evitados ao contratar seu Fotógrafo

Hoje vim falar com você de 8 erros que percebi que quase todas as noivas cometem ao contratar o fotógrafo para o casamento! 


Será que você cometeu algum?


Ninguém está isento de cometer erros. Eu mesma cometi um erro enorme ao contratar o fotógrafo para o meu casamento, aliás, este erro e outros, clica aqui para saber mais. O pulo do gato aqui, é você ter a alegria de ter este blog para te alertar e essa amiga para te ajudar na contratação do único fornecedor que provavelmente você verá depois do casamento e inconscientemente o verá para sempre, está preparada para isso?

Afinal, como diria o grande fotógrafo Ansel Adams:



...Ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, as músicas que ouvimos e as pessoas que amamos.


Vamos aos erros? 


1º => ACHAR QUE TODOS OS FOTÓGRAFOS SÃO IGUAIS e só o que muda é o preço! Peeeeeeeeen... campainha de erro! Não somos todos iguais e nunca seremos! Acontece que como disse bem o Sr. Ansel, fotografamos com outras coisas além da câmera e flashs visíveis e isso, também, é o que nos diferencia um do outro e nos faz ter olhares diferentes de uma única cena! Além do lado profissional tem a questão emocional também.

Cada fotógrafo vai lidar com seu cliente de uma maneira. Tem aqueles com quem você fecha o contrato mas no grande dia manda uma equipe que não te conhece e não sabe nada sobre sua vida, podem até fazer vocês passarem por constrangimentos por uma foto que, talvez, você queira evitar. Tem aqueles que falam com você no fechamento do contrato e só vai te dar um Oi novamente nas datas de pagamento ou ainda no dia do casamento. Tem aqueles que não fazem reunião. Tem os que são mais carinhosos e outros que são mais secos. Tem os como nós, que adoram uma reunião com histórias, dar abraços e compartilhar de tudo até o dia do casamento (santo Whatsapp). Veja bem, não estou julgando e nem menosprezando nenhum perfil, só expondo para você a diferença entre nós fotógrafos!

Qual foi o perfil do seu escolhido ou qual perfil você quer escolher?


Foto: Singular 8


2º  => IDEALIZAR AS FOTOGRAFIAS DE UM E CONTRATAR OUTRO! É fato que com tanto acesso a informações, a inspirações, a imagens e fotografias de tantas noivas a gente conheça muitos trabalhos incríveis, se apaixone e sonhe com imagens tão lindas quanto no nosso casamento. E aí é onde mora o perigo! Por uma linda fotografia você se apaixona, se encanta, se emociona, esse é o poder que essa arte tem, me diga se tem como não se apaixonar? Não dá infelizmente, para esperar que um profissional lhe dê as mesmas sensações que o outro. Se você se apaixonou por um, faça um esforço e contrate-o, garanto pra você que vai valer muito a pena e certamente será muito melhor do que esperar de um outro fotógrafo que faça o mesmo estilo de fotografia, edição e etc.


3º  => NÃO OLHAR DEPOIMENTOS OU CONVERSAR COM OUTRAS NOIVAS. Fico impressionada com a quantidade de noivas que contratam fotógrafos que não tem um site ativo, ou que não tem uma página no Facebook ativa, ou um perfil pessoal ou um Instagram ou qualquer outra coisa que sirva de respaldo para a contratação. É impressionante, sério! Poxa, em pleno século XXI se a pessoa não tem um lugarzinho nesse mundo de meu Deus onde você possa ver o trabalho. Onde você possa ver o que as outras pessoas estão falando. Onde você possa ver o próprio fotógrafo em atividade... Eu não sei! O fato é que vejo páginas abandonadas, emails não respondidos e whatsapp só quando é para lembrar a noiva do pagamento, bem chato isso! Cuidado! Ter referências, indicações é ótimo e mais seguro. Ter posts na página, atualizações no site, respostas de email mais rápidas, whatsapp ativo é o mínimo que um bom fornecedor pode fazer por você e por ele próprio.


4º  => ACREDITAR EM PACOTES IMENSOS E NÃO QUESTIONAR! Mais uma vez repito que não quero e nem estou aqui para julgar a forma de trabalho dos meus colegas. Só quero abrir seus olhos pra algumas coisas que vejo e recebo. Sim, recebo orçamentos inteiros de noivas com dúvidas ou querendo comparar ao meu. Percebi que as noivas enchem os olhos quando veem um orçamento que “tem muita coisa”, quando vamos ver, tem: Câmera DSLR, Save The Date, Papel Silk, Gramatura 90, Câmera FULL HD...  Essas coisas são informações irrelevantes pra você, afinal, você sabe bem a diferença entre câmera Mirrorless e DSLR? Sabe bem a diferença entre Silk ou Lustre? Já sobre o save the date, fico imaginando como você recebe um Salve a Data (tradução livre). Não é em uma foto? Essa foto não é tirada no ensaio? Então se seu pacote tem o ensaio pré casamento, o que seria esse Save The Date “a mais” no pacote? Tome cuidado com pacotes imensos que servem mais para te confundir do que explicitar o que o fotógrafo está de fato te vendendo e o que de fato você receberá. Quer saber um modo de desmistificar isso? Pergunte ao fotógrafo: Se eu tirar a câmera DSLR, fica mais barato?

Me conta a resposta, por favor, nunca te pedi nada!


5º => NÃO LER O CONTRATO! Alerta! Alerta! É o mínimo que você deve pedir, ter, ler com cautela e só então assinar. O contrato é a sua garantia, nele deve conter TODAS as informações possíveis. Por aqui, a gente coloca todos os prazos, nome dos fotógrafos e dos cinegrafistas que estarão no dia, descrevemos todos os serviços contratados, o que o casal receberá depois do casamento, as formas de pagamento, o que acontece se a Singular não puder estar presente, o que acontece se adiar a data, o que acontece se houver rescisão... Enfim, você precisa se garantir e o contrato é pra isso, peça e leia. Vejo muitas noivas que não leem o contrato, depois reclamam dos prazos, reclamam que o fotógrafo entregou X fotos quando na verdade o combinado foi entregar Y, é importante ler, tirar todas as dúvidas e só depois assinar. E se não tem contrato, corre!


6º => NÃO SE IDENTIFICAR COM A PESSOA! Hummm isso é complicado hein?! Já teve aquela sensação de “o santo não bateu”? O nosso santo bateu, o amor da sua vida sou eu... Pois é! Seu santo tem que bater com o do fotógrafo, sério! O seu, o do seu noivo, da sua mãe, da sogra... de todo mundo! Rsrs Estou rindo mas é sério! Você vai passar com seu fotógrafo mais de 10 horas no dia do casamento, imagina você ter que aguentar uma pessoa chata, que você e seu noivo não curtiram por mais de 10 horas no dia que é pra ser perfeito? Não dá! Tem que gostar do profissional que você está contratando, escolha alguém que queira viver com você esse momento e não esteja somente preocupado em cumprir o horário e o protocolo. Escolha alguém que você curta e que você sente que a pessoa curte a sua companhia também. Falando pelo lado de cá da situação, é muito chato trabalhar para um casal por quem não temos carinho, ou seja, se você não curtiu a pessoa e ela não te curtiu, vai ser ruim para os dois lados! Então é bom escolher alguém que seja a tua cara!


Eu dançando com a noiva...

                                                                             Plenas na pista! Gosto assim!  


7º => ELE FEZ A FESTA DE 1 ANINHO DO MEU SOBRINHO, ENTÃO ESTÁ TUDO CERTO! Não, não está! Acontece que a dinâmica de um casamento é muito diferente de uma festa infantil, de uma festa de debutante ou da festa mega linda de 30 anos da sua amiga! É necessário e muito importante que o fotógrafo conheça a rotina de um casamento, saiba se portar nas mais variadas cerimônias que existem e tenha plena consciência de que cada minuto do casamento não voltará nunca mais. Isso também se volta para o item 3, se o fotógrafo nunca fez casamento, como você verá um portfólio dele? Como poderá se imaginar na fotos? Como pedirá informações sobre ele para outras noivas? Entendo que há muito iniciante no mercado, já fomos iniciantes também, fizemos ensaios e casamento de graça para ter portfólio para mostrar, é normal! Mas tenha cautela com isso!


8º CONFUNDIR PREÇO COM VALOR! Último e não menos importante! Preço é um coisa, valor é outra totalmente diferentes e ao mesmo tempo parecidos entre si. Alguma vez na sua vida, - pense com carinho agora - você comprou uma coisa e quando recebeu teve a sensação de que poderia até ter pagado um pouquinho mais porque valeria a pena? Isso acontece quando você percebe o valor do que está comprando. O oposto, é quando você olha para o preço e vê que não vale a pena, nesse caso, o produto não tem valor suficiente pra você e então não vale o preço que estão cobrando. O conceito é simples: preço é o que você paga; valor é o que você leva. Caro ou barato é e sempre será relativo, na escolha do seu fotógrafo, se pergunte o valor que tem pra você o trabalho que ele faz de eternizar suas memórias e a história do dia mais importante da sua vida. E lembre-se, caro é o que não vale! 


As noivas que estão mais preocupadas com o preço geralmente são as que cometem esses deslizes e se frustram com a fotografia do casamento. As que conseguem perceber que a fotografia é o melhor presente que podem dar a si mesmas, cometem menos esses deslizes.


Qual das duas você é?


Beijo, até o próximo post!   


Me escreva que respondo suas dúvidas [email protected]