Imagem capa - CONTRATO: O que não pode faltar no contrato do seu fotógrafo? por Singular 8
FornecedoresFotografiaDicasNoivas

CONTRATO: O que não pode faltar no contrato do seu fotógrafo?

Oiee, tudo bem?

Por aqui tudo ótimo, graças a Deus! Espero que com você também esteja tudo bem e que depois desse post você fique feliz ao invés de sentar e chorar por ter assinado com outro fotógrafo e não comigo um contrato que não tem as cláusulas que precisa ter!

Nem preciso falar que você não deve contratar nenhum fornecedor para o seu casamento sem contrato, certo?

Se você já cogitou essa ideia se desfaça dela agora mesmo! O contrato é a sua segurança do vínculo e compromisso com o fornecedor. É a sua garantia na necessidade de fazer uma visita ao PROCON e é também a forma correta e justa de cobrar as coisas que o fornecedor te prometeu. Obviamente que o contrato deve assegurar também o fornecedor e pra isso existem as cláusulas de um e de outro. Os direitos e deveres dos dois lados. Ele precisa fazer X coisa e você precisa pagar por X coisa e assim, de comum acordo, assinam o contrato!

Mas o que não pode faltar no contrato que vou assinar com o fotógrafo?

É para isso que estamos aqui! Para responder essa pergunta. Esse é o primeiro post da série que virá, sobre as cláusulas essenciais nos principais contratos que você vai assinar para o seu casamento!

Vem!

Vou citar 5, mas nosso contrato tem mais que isso, só pra constar!


#1 Cláusula sobre os PRAZOS!

Todos os prazos precisam estar descritos no contrato, TODOS! Se houver prévia, quantos dias úteis após o casamento para recebê-las? Se é para escolher somente algumas para ele editar, em quanto tempo elas estarão disponíveis para escolha? Se tem álbum, quanto tempo depois de escolher as fotos ele terá para te mandar o layout? Depois de você aprovar, quanto tempo para o álbum ficar pronto? ...

É importante ter detalhado todos os prazos e se você tiver dúvida, questione ANTES de assinar o contrato. Depois de assinar, não vale ficar perguntando nos grupos da vida "quanto tempo o fotógrafo demora para entregar..." Pelo amor!


#2 Cláusula sobre o BACKUP!

Falei sobre backup neste post! É muito importante você saber até quando seu fotógrafo terá guardado com ele seus arquivos. Isso porquê se der algum probleminha com a mídia que você recebeu ou receberá, antes de você fazer seu próprio backup, você poderá contar com ele para ter uma segunda vida. É importante constar em contrato, se essa segunda via tem custo ou não, se tem quanto é e quando deve ser pago.


#3 Cláusula sobre a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS!

É de extrema importância que tenha tudo que foi contratado nessa cláusula. Quantos fotógrafos são (por aqui a gente coloca os nomes, e já falei e repito, 2 no mínimo amiga!?) O que ele cobrirá? Ensaio pré casamento, Making Of Noiva, Cerimônia, Festa...? O que ele entrega? Pen Drive? Nuvem? App? Qual o modelo do álbum? Acompanha caixa/estojo ou luva? Data do casamento, horário previsto para a cerimônia e o endereço do local, também devem estar descritos nessa cláusula!




#4 Cláusula sobre PAGAMENTO!

Sim, tem que estar tudo descrito e nos mínimos detalhes. Qual o valor total, se houve entrada qual foi o valor, qual o valor das parcelas se houver, se for por depósito ou transferência (como fazemos por aqui) qual o número da conta e o nome do titular, já vi discussões do tipo: Você depositou na conta errada e o cliente falar que depositou na conta que o fotógrafo "falou".

Amore, nada falado, tudo em contrato!  Descrever quais meses que as parcelas serão pagas também é importante. Por exemplo, para noivas que vão casar daqui 2 anos, costumamos fracionar o pagamento para que ela só termine de pagar no ano do casamento, sendo assim, é importante descrever os meses certinhos de pagamento.


#5 Cláusula sobre MULTAS, RESCISÃO E AFINS!

Ninguém quer rescindir um contrato. Nem o fornecedor e nem o cliente, mas isso infelizmente pode acontecer e por mil motivos. A questão é, o que fazer nesse caso? Quem paga o que e quanto, quais meus direitos e meus deveres? Tudo isso tem que constar no seu contrato. Valores de multas se houver, em favor de quem as multas ocorrem e etc.




Essas são 5 cláusulas que considero essenciais, é óbvio que quanto mais informações seu contrato tiver melhor.  Isso não precisa ser exigido de forma grosseira viu!? Se você está com um contrato em mãos que não tem alguma das cláusulas acima ou até tem mas não está tão explicadinho, converse com seu fotógrafo. Tenho certeza que sua relação com ele é boa o suficiente para ter esse diálogo e sanar todas as dúvidas ANTES de assinar. Vale ressaltar que não sou advogada, sou fotógrafa, caso seja necessário, consulte um profissional. Nada que eu falar aqui substitui a fala de um bom advogado. Meu contrato foi feito e revisado junto a um profissional da minha confiança (Dr. Diego, obrigada!), até hoje não tivemos nenhum tipo de problema.

Na dúvida NÃO ASSINE! Pergunte, questione, converse!


Vejo muitas noivas assinando contratos, muitas vezes sem ler (sei nem o que pensar sobre isso) e depois ficam nos grupos da vida, perguntando como burlar o contrato. Seja ética! Se você assinou, é porque concordou, tenho talento para rima, esqueci de contar!


Respeite o profissional com quem você fechou, através do contrato, você pode exigir esse respeito também e se não funcionar, o PROCON está aí pra isso! Mas não seja desonesta e tente burlar as cláusulas, isso é feio!

É isso, curtiu? Me conta nos comentários e ajude outras noivas também =)

Beijo, até o próximo post!