Imagem capa - Backup: Meu fotógrafo perdeu as fotos e agora? por Singular 8
FornecedoresFotografiaDicasSonhos

Backup: Meu fotógrafo perdeu as fotos e agora?

Oieee, tudo bem meninas?

Por aqui tudo ótimo e com os backups em dia hahaha Sim, é sobre ele que vamos falar hoje! 

O motivo da dor de cabeça de, infelizmente, milhares de noivas. O motivo pelo qual algumas deixam de contratar alguns profissionais. O motivo pelo qual a gente não chega do evento e vai dormir.

Ele, o tal do B.A.C.K.U.P!


Sabe o que é? Pra que serve? Vem, que eu te conto!

Como sempre ressalto por aqui, a ideia do blog é informar e te dar dicas para melhorar sua vida de noiva, com os fornecedores antes e pós casamento. Não é de forma nenhuma julgar ou criticar qualquer um dos nossos colegas, já dizia minha amada Pitty, quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra! 


Já tive noiva que estragou o material que entregamos e me pediu uma nova cópia. Refizemos, sem custo e entregamos à ela, ressaltando a importância do Backup. 


Já pensou se a gente já tivesse apagado o material dela dos nossos arquivos?

Infelizmente isso pode acontecer.


Não dá para prever se o profissional que você contratou vai ou não perder suas fotos depois de entregá-las, ser assaltado, dar pau no HD ou simplesmente apagar tudo! O que seu contrato diz sobre isso? Não tem isso no contrato? Miga sua louca, tem que ter! 

Dá para se policiar e se certificar de algumas coisinhas antes de assinar o contrato! 


Segue 3 dicas úteis pra você se atentar na hora de saber sobre isso com o seu fotógrafo!

 




1. Vê não sei fazer backup e na verdade não sei nem o que é isso. 

Te explico, vem! Backup nada mais é do que cópias de tudo que você tem! Se você tem milhares de fotos que acha importante e estão no celular por exemplo, você pode copiar elas para o Google Fotos, a essa cópia, damos o nome de Backup! Agora você pensa, se as fotografias do seu celular, os vídeos malucos e outras coisas são importantes a ponto de precisarem de backup, imagina as fotos e o filme do SEU CASAMENTO? Sentiu o frio na barriga? Eu senti por você! Se você já recebeu as fotos e o filme do seu casamento ou do ensaio, noivado ou qualquer momento importante e não quer correr o risco de perder, partiu fazer o backup de tudo! 


2. Qual o tempo que seu fotógrafo SERÁ O SEU Backup?

No caso da noiva que citei, aconteceu quase 1 ano depois e ainda tínhamos tudo. Mas e se nosso contrato nos respaldasse para jogar tudo fora em 3 meses? (misericórdia, que dó de jogar meu trampo fora) É importante que isso conste no seu contrato, que você tenha em mente e que óbvio, o fotógrafo cumpra a parte dele de guardar até o prazo estipulado no contrato. E se por um acaso, você não fizer o backup e o material der pau depois do prazo, tenha bom senso, o fotógrafo não tem culpa. Repito, depois que você recebe o material, a responsabilidade sobre ele também é sua! 


3. Quais as mídias que ele entrega pra você com o material?

Sabendo disso você já pode pensar no SEU backup. O backup não é obrigação somente do fotógrafo, a partir do momento que ele te entrega seu material, passa a ser uma responsabilidade sua também. Suas coisas, você cuida! Então, é importante que fique claro como você receberá o material para já se precaver e saber onde fará esse backup. Vai que ele ainda usa DVD para entregar e seu computador nem tem mais entrada? Vale a conversa se ele pode entregar em pen drive ou até mesmo somente pela Nuvem. Ou ainda, vai que a proposta dele é entregar somente pela Nuvem e você não disponibiliza de um aparelho que te dê acesso e te permita ver com qualidade? Conversar e ajustar isso ANTES de fechar é o caminho! 

                       

#partiuBackup? Partiu, amiga!  Se você já casou e está lendo isso aqui, vai lá! Seu Drive te dá 15 GB, cabem todas as fotos e se bobear cabe o filme também, copia e deixa tudo na nuvem, seja mais feliz, leve e plena!

Está com dúvida ainda de como fazer? Me chama que te ajudo 11 99344-3243 ou peça orientação ao seu fotógrafo. Tenho certeza que você contratou ou está contratando uma pessoa gente boa que mais que seu fornecedor é seu amigo, ele não vai se incomodar de te ajudar! 


Deixe seu comentário, sua crítica, elogio... Manda um beijo pra sua mãe, pro seu pai...


Até o próximo post!